quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Confira depoimentos sobre as oficinas de Aprendizagem Cooperativa!

“Hoje foi um dia muito importante para mim! Foi o primeiro passo para o meu ingresso na escola! Realmente me emocionei com o que foi dito na nossa primeira aula. Os colaboradores da escola sabem realmente como estimular o aluno a estudar. Amei a história de vida que nós foi dado como exemplo. Confesso que foi uma surpresa para mim, saber que tantas pessoas de uma cidade ainda em desenvolvimento como Pentecoste, estarem vencendo na vida! Para mim era uma coisa de outro mundo e, graças a isso, hoje eu sei, que se eu estudar e realmente acreditar nos meus sonhos e dos meus amigos, nós também podemos chegar lá!” Mayara Kerplunk (estudante do 9º ano)

“Para mim também foi um dia especial, pude conhecer melhor alguns dos estudantes da Escola Profissional de Pentecoste, rostinhos curiosos, olhinhos brilhando na expectativa do novo. Meninos e meninas que adorei poder conhecer um pouquinho da história de cada um. A curiosidade, a vontade de descobrir, tudo isso nos estimula a está lutando por uma educação de qualidade em nosso município, a está ali trabalhando com eles, amei.” Nicelly Marques (facilitadora, precista*)

“Sem dúvida é uma experiência única, ver os estudantes empolgados e contando suas histórias de vida. Temos a certeza que a juventude de Pentecoste tem um potencial imenso a ser desenvolvido, basta ser lapidado como uma rocha preciosa. Com o empenho de todos os educadores, cultivaremos a maioria dos sonhos contados pelos os estudantes da Escola Profissional de Pentecoste. Parabéns a todos os estudantes e professores da Escola!” Jocélio Moraes (facilitador, precista*)

“Muito legal conhecer um pouco a história do outro, isso nos torna mais próximos e assim, podemos amar nosso próximo.” Hermany Rosa Vieira (visitante, servidor da COFAC**)

“Participar da oficina de contação de Histórias de Vida com 350 estudantes do 9° ano na Escola Profissional de Pentecoste foi extremamente importante pra revigorar a nossa fé na educação, principalmente nestes momentos de crise...” Caroline Avendaño (facilitadora, precista* e bolsista da COFAC**)

“Aprendemos a trabalhar em grupo e a respeitar a opinião dos outros. Sei que nessa escola eu vou aprender muito e se eu estudar bastante, eu vou conseguir entrar no próximo ano, e mais na frente vou poder dizer eu sou o que sou hoje porque eu estudei na Escola Profissionalizante de Pentecoste e ela me proporcionou um futuro melhor. Aprendemos também a trabalhar em grupo utilizando a interdependência, ou seja, que sempre dependemos de uma pessoa para alguma coisa. Aprendemos também a respeitar as diferenças e a ajudar as pessoas e a mostrar pra elas que não há limites quando a gente sonha. E é isso que a escola nos mostra, que somos capazes de realizar nossos sonhos e o mais importante devemos ficar feliz por realizar nossos sonhos e ver os sonhos de nossos amigos realizados!” Vitoria Sousa (estudante do 9° ano)

“Eu achei muito legal a oficina de Aprendizagem Cooperativa sobre Habilidades Social. Fiz novas amizades e tive uma idéia melhor sobre Habilidades Sociais, pois já sabia um pouco sobre isso. No começo estava um pouco nervoso por só ter umas duas pessoas que eu conheço, mas depois ficou melhor. A EEEP Pentecoste é um "passe - livre" para um futuro melhor.” Tom Firmiano (estudante do 9° ano)

“Hoje aconteceu uma Oficina sobre as Habilidades Sociais onde aprendemos um pouco mais sobre como nos relacionar e interagir com outras pessoas, respeitando e ajudando aquelas que têm mais dificuldades.”  Gabriel Albuquerque (estudante do 9° ano)

“Se eu pudesse, eu deixaria tudo que estou fazendo e iria pra dentro da Escola Profissional de Pentecoste pra ensinar e aprender com aquela meninada. Pra quem não sabe, esses estudantes, num futuro bem próximo, serão os grandes protagonistas de uma revolução educacional, cultural, política e econômica na região. É a força da educação no desenvolvimento local.” Manoel Andrade (coordenador da COFAC** e um dos fundadores do PRECE*)

“Participei com meu amigo Jocélio Moraes da Oficina de Interdependência Social junto com os estudantes da turma da noite na Escola Profissional de Pentecoste e foi muito bacana, os estudantes perceberam o quanto somos interdependentes e como esse fato é importante para um grupo de estudo. Na aprendizagem cooperativa a interdependência é o que nos leva a sermos cooperativos.” Tony Ramos Ribeiro (professor da EEEP Pentecoste e precista*)


*Precista: participantes do Programa de Educação em Células Cooperativas - Prece
**COFAC: Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa - Prograd/UFC

terça-feira, 23 de agosto de 2011

EEEP Alan Pinho Tabosa inicia oficinas de Aprendizagem Cooperativa

A Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste, iniciou, nesta semana, entre os dias 22 e 24 de agosto, as oficinas de formação na metodologia de Aprendizagem Cooperativa para 350 estudantes do 9° ano da rede pública local. A EEEP Pentecoste é a primeira escola de Educação Básica do Brasil a ter uma universidade como cogestora - a Universidade Federal do Ceará (UFC) - e a utilizar a inovadora metodologia de Aprendizagem Cooperativa em sala de aula.

Os temas das oficinas são contação de histórias de vida, desenvolvimento de habilidades sociais e cooperação/trabalho em equipe. Em média, 30 graduados e universitários da UFC, experientes nesta metodologia, estão envolvidos nesta parceria. Além destas oficinas para os estudantes, já são oferecidas para a comunidade um curso de inglês básico com uma professora nativa, aulas de aeróbica e de ioga. O projeto e-Jovem terá inicio no final de setembro com uma turma de 30 estudantes por turno.

A estudante Mayara Kerplunk, 15 anos, aluna da EEF Governador Valdemar de Alcântara, classificou como emocionante a experiência de passar pela oficina de contação de histórias. “Os colaboradores da escola sabem realmente como estimular o aluno a estudar. Confesso que foi uma surpresa para mim, saber que tantas pessoas de uma cidade ainda em desenvolvimento como Pentecoste, estão vencendo na vida”, disse a estudante.

Já para José Jocélio Simplício de Moraes, 26 anos, estudante do 8° semestre de Ciências Sociais da UFC, “é uma experiência única ver os estudantes empolgados e contando suas histórias de vida. Temos a certeza que a juventude de Pentecoste tem um potencial imenso a ser desenvolvido, basta ser lapidado como uma rocha preciosa”.

Alguns dos facilitadores das oficinas: Delson Barros (Bacharel em Matemática/UFC), Alice Sousa (estudante de Pedagogia/UFC), Viviane Matos (graduada em Letras/Espanhol/UFC) e Jocélio Moraes (estudante de Ciências Sociais/UFC).

Tony Ramos, graduado em Ciências Sociais, realizando a dinâmica de abertura de abertura

Célula de Aprendizagem Cooperativa

Célula de Aprendizagem Cooperativa

Os facilitadores Jorge Araújo e Hermeson Cunha com uma célula de Aprendizagem Cooperativa

--

Contatos:
Diretor: Elton Luz Lopes - (85) 9184-3720
E-mail: eeeppentecoste@gmail.com
Facebook: Escola Profissional de Pentecoste
Twitter: @eeeppentecoste

--
Notícia no site da Seduc: "EEEP Alan Pinho Tabosa inicia oficinas de Aprendizagem Cooperativa"
Notícia no site da CREDE de Itapipoca: "EEEP Alan Pinho Tabosa inicia oficinas de Aprendizagem Cooperativa"

EEEP de Pentecoste capacitará jovens para projetos estruturantes do Pecém

O município de Pentecoste, no Vale do Curu, recebeu nesta terça-feira (21) a 75ª Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Alan Pinho Tabosa. A unidade educacional foi inaugurada pelo governador Cid Gomes, que classificou a obra como um importante equipamento na capacitação dos jovens da Região. Segundo ele, o Vale do Curu será uma das regiões do Estado que mais se desenvolverá devido a instalação de projetos estruturantes no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), e por isso a necessidade de ter uma obra como essa para capacitar os jovens da própria região e garantir que eles tenham acesso ao mercado de trabalho. “Até 2007, quando o Ceará não contava com nenhuma escola profissionalizante, existia o receio de trazer a Siderúrgica, a Refinaria e não ter pessoas capacitadas para trabalhar nesses empreendimentos. Agora estamos dando um passo importante no futuro dessa Região e de todos o Estado com as cerca de 140 Escolas como essa que serão construída pelo Governo Estadual”, destacou.

Na EEEP os alunos terão a possibilidade de cursar o Ensino Médio e fazer um curso profissionalizante. Nela serão ofertados os cursos de Informática, Agroindústria, Aquicultura e Comércio.  Na avaliação da secretária estadual da Educação, Izolda Cela, a Escola tem uma situação muito promissora. “O Governo do Estado, através da Seduc, e todos aqueles que vão fazer parte dessa unidade vão se empenhar para que essa seja uma boa Escola, e que ela posso ofertar bons projetos. Progressivamente ela vai ajudar a transformar a face do município”, discursou Izolda.

Na obra, o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), investiu R$ 8,3 milhões. O montante foi destinado na construção do prédio que  tem 4,5 mil metros quadrados e conta com 12 salas de aula. Assim como as outras unidades já inauguradas, a Escola é composta também por Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, Ginásio Poliesportivo e Teatro de Arena. “Ela não deixa nada a desejar em relação as escolas da Capital”, comemorou o diretor Elton Luz.

A professora de Biologia, Ismirina de Almaida, foi uma, das muitas docentes, que agradeceram ao Governador a instalação da Escola em Pentecoste. Segundo ela, os alunos terão a oportunidade de estudar em um colégio de qualidade, com laboratórios para que possam comprovar na prática o que é ensinado diariamente na unidade. “Agradeço como pentecostense, como professora e como mãe a oportunidade que nossos filhos vão ter de estudar em um colégio tão qualificado. Essa é a oportunidade que nós pais não tivemos”, ressaltou. O Prefeito de Pentecoste, João Bosco, também agradeceu a instalação da Escola, e de outras obras que vão beneficiar a população da cidade. “Pentescote nunca viu uma parceria com tantas obras de qualidade como está vendo agora na gestão do Cid Gomes”, analisou.

Convênio
Na ocasião da inauguração, foi assinado um convênio entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), e a Universidade Federal do Ceará (UFC) para que a Universidade seja cogestora da EEEP de Pentecoste. Segundo o convênio, a UFC dará suporte às atividades desenvolvidas na Escola. “O objetivo disso é que possamos ancorar essa Escola em boa parcerias”, explicou Izolda.

Presente na solenidade, o vice-reitor da Universidade, Professor Henri Campus, ressaltou que essa é  “apenas mais uma parceria exitosa, de tantas outras que a UFC tem com Secretaria”, concluiu. A mediação entre a EEEP e a UFC se dará através da Coordenadoria de Articulação Escola-Universidade.

A solenidade contou com a presença do secretário estadual da Fazenda, Mauro Filho; dos deputados federais João Ananias e José Airton, prefeitos e autoridades da Região.


Fonte: Site da Seduc Ceará (http://portal.seduc.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2926:eeep-de-pentecoste-capacitara-jovens-para-projetos-estruturantes-do-pecem&catid=14:lista-de-noticias&Itemid=76)

Data: 21 de Junho de 2011

UFC e Seduc parceiras na Escola Profissionalizante de Pentecoste

Foi inaugurada terça-feira (21), pelo Governador Cid Gomes, a Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste, na qual a UFC atuará como cogestora. O Governador e o Vice-Reitor Henry Campos assinaram convênio pelo qual a UFC dará suporte às atividades na escola, para viabilizar implantação da metodologia da aprendizagem cooperativa.

A intermediação entre Escola e UFC será feita por meio da Coordenadoria de Articulação Escola-Universidade, integrada pelos professores Manuel Andrade Neto, Ana Célia Moura e Audísio Dias Filho. O Prof. Manuel Andrade Neto é coordenador do Programa de Educação em Células Cooperativas (Prece) e do Programa Células Estudantis de Aprendizagem Cooperativa, da Pró-Reitoria de Graduação. A Profª Ana Célia Clementino Moura é do Departamento de Letras Vernáculas e Francisco Audísio Dias Filho, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica.

A Secretária de Educação, Isolda Cela, ressaltou as iniciativas de sua Pasta que tem buscado "se ancorar em boas parcerias, como essa com a Universidade Federal do Ceará". Em sua fala, o Secretário da Fazenda Mauro Filho citou que faz parte dos quadros da Universidade, como professor de Economia, e destacou a importância da presença da UFC naquele empreendimento.

O Prefeito Bosco Tabosa também fez referência ao papel importante da UFC na região há algum tempo, e ao citar o Programa de Educação em Células Cooperativas (Prece) e, o nome do Prof. Manuel Andrade Neto, foi muito aplaudido. Afirmando que aquela parceira entre a Escola recém-inaugurada e a Universidade era inédita no País, o Vice-Reitor Henry Campos referiu-se às atividades do Prece que há 15 anos atua no Interior do Ceará proporcionando a estudantes a oportunidade de ingressar no ensino superior.

A Universidade Federal do Ceará é hoje a instituição brasileira com maior experiência em aprendizagem cooperativa, assegura o Prof. Manuel Andrade, ressaltando que o convênio com a Escola é um momento de mostrar o quanto a Instituição tem desenvolvido trabalhos de ensino e extensão na região, através dos projetos gerados pelo Prece. Ele espera que os estudantes da UFC possam fazer estágio em docência, realizar projetos de pesquisa e extensão, bem como cursos a distância do Instituto UFC Virtual, complementa.

O Governador Cid Gomes citou as oportunidades de emprego que estão surgindo no Ceará atrelados aos grandes empreendimentos e instalação de indústrias e enfatizou que de nada adiantaria  mercado de trabalho se não houvesse mão-de-obra qualificada. A EEEP Alan Tabosa é a 75ª inaugurada no Estado, tem capacidade para absorver 560 alunos e em seu primeiro ano funcionará com 160, informou a Secretária Isolda Cela, acrescentando que mais 20 equipamentos semelhantes serão inaugurados ainda este ano.

Fonte: Site da UFC (http://www.ufc.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=11709&Itemid=90)

Data: 21 de Junho de 2011