terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Uma escola menos competitiva e mais solidária é apontada como futuro para uma nova Pedagogia


SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Educador aponta falta de ´escola solidária´

31.01.2012
Clique para Ampliar
DIVULGAÇÃO
O Congresso internaiconal teve início, ontem, e deverá se estender arté hoje. No evento, palestraste de Portugal e de Curitiba
Uma escola menos competitiva e mais solidária é apontada como futuro para uma nova Pedagogia
Fortaleza. Uma escola que não se volte tanto para a competição. Ao contrário, incentiva os alunos a formar uma equipe solidária e participativa, com um rosto mais humano. Nessa unidade, prevalecerá a cooperação e a solidariedade entre as pessoas.

O que pode ser uma utopia é uma convicção pedagógica para o educador português Rui Trindade, ao defender, ontem, a difusão de uma escola comunitária, mais solidária. Ele proferiu palestra durante a abertura do Congresso Internacional sobre Formação de Professores, em São Gonçalo do Amarante.

Segundo Rui Trindade, que é doutor em Ciências da Educação e professor na Universidade do Porto, em Portugal, as demandas do Brasil, não diferem das de Portugal ou dos Estados Unidos, para citar exemplos de países.

No entanto, Trindade ressaltou que em toda parte se faz necessário a elaboração de uma pedagogia solidária, como forma de resgatar "o rosto mais humano da escola".

"Podemos até admitir que os engenheiros nazistas foram competentes quando conceberam Auschiwitz (campo de concentração para judeus localizado no Sul da Polônia na II Guerra Mundial). No entanto, não há necessidade de tanta competência, mas sim de humanidade", afirma o educador português.

Desempenho

De acordo com Trindade, as experiências e os estudos já realizados com essa nova escola já apontam para um melhor desempenho dos estudantes, especialmente em disciplinas como Matemática e Ciências.

"Esses estudos demonstram que não apenas melhoramos a qualidade do aprendizado como também formamos pessoas melhores", destacou. Afinal, como lembrou, o trabalho em equipe, se faz fundamental na indústria, nos grandes empreendimentos e nas ajudas humanitárias.

"A escola comunitária é fundamental para as sociedades democráticas. Ela deve se fazer presente, sobretudo, quando experimentamos um contexto que ajuda ainda mais a autonomia intelectual e a capacidade de desenvolver talentos", afirmou o convidado para a primeira palestra do Congresso.

O Congresso Internacional realizado em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, faz parte da 7ª Jornada Pedagógica, que segue até hoje na cidade.

Promovida pela Secretaria Municipal de Educação, o evento está sendo realizado para toda a rede de ensino, tanto pública como privada, e tem a participação de palestrantes nacionais e internacionais como Marcelo Sando (Paraná), autor da obra "Notas & Reflexões Sobre Educação"; e também Ariane Cosme (Portugal), autora do livro "Todas as aprendizagens".

Nova Metodologia
De acordo com a secretária de Educação do Município, Fátima Barbosa, a jornada pedagógica já assumiu destaque no calendário de eventos daquela pasta, com o objetivo de melhor qualificar o quadro docente daquele Município. Agora, chama a atenção que o evento cresceu e motivou que se convidasse palestrantes de outros países. Nesta edição, os convidados estrangeiros são educadores portugueses, que falam de suas experiências pedagógicas para serem implementadas de maneira global.

Fátima diz que a ideia não é restringir o congresso apenas para os professores da rede municipal. "Nosso trabalho é para o Município. Daí que também estamos chamando professores das escolas particulares, para que conheçam e interajam com nossas experiências", afirmou a secretaria de Educação.

Ela lembrou que os docentes da rede particular podem conhecer as formas de controle do aprendizado, especialmente o acompanhamento externo. "São formas educativas que se complementam", disse.

Hoje, o Congresso terá continuidade com a conclusão de palestras e encaminhamentos que serão feitos pelos participantes durante os dois dias de realização do evento.

Prosperar

Ontem, foram proferidas as palestras "Transformando o ambiente escolar numa comunidade de aprendizagem escolar: inter-relação dos papéis de supervisão, coordenação escolar e professores", com Rui Trindade, pela manhã.

Também pela manhã, foi discutida a "Avaliação na educação infantil e sua importância social e política no fazer educativo", com Ariana Cosme

Por fim, o dia foi encerrado com a temática "Caminhando juntos na Educação e na Vida: Ora falas tu, ora falas eu!", com Rui Trindade e Ariana Cosme.

Hoje, o encontro se encerra com as discussões em torno do tema "Pedagogia da Compaixão", com Marcelo Sando. Ainda no final do dia, haverá entrega a entrega de certificados aos participantes.

O congresso está sendo realizado na Escola Municipal Professora Alba Herculano Araújo, no distrito da Taíba, e tem como tema "Educar, Acreditar e Prosperar", voltando para subtemas como a Gestão Escolar, Avaliação na Educação e Formação de Professores. A estimativa é que mais de 500 educadores participantes do evento.

Rosto humano
"A escola deve contribuir para a formação da cidadania, propiciando na sua pedagogia um rosto mais humano"
Rui Trindade
Doutor em Ciências da Educação

Mais informações:
Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo do Amarante
Rua Menezes Pimentel, S/N
Centro
Telefone: (85) 3315.7361


MARCUS PEIXOTOREPÓRTER

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1099991

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Reitor visita Fazenda Experimental Vale do Curu, em Pentecoste


16-Jan-2012
O Reitor Jesualdo Farias, após visitar a Fazenda Experimental Vale do Curu (FEVC), em Pentecoste, a 120 km de Fortaleza, na sexta-feira (13), reconheceu o potencial do equipamento e  disse que a meta é buscar meios que a tornem sustentável, tornando a fazenda um grande laboratório. 
Reitor visita Fazenda ExperimentalAssegurou que não há dificuldade na busca de financiamento, se forem apresentados projetos viáveis. O Diretor do Centro de Ciências Agrárias, Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula, disse que novas visitas serão agendadas e garantiu que a fazenda entrará numa fase de revitalização.  
A propriedade, adquirida pela Universidade Federal do Ceará com recursos próprios em 1961, tem 823 hectares, dos quais 105 são irrigados. Abriga rebanhos bovino, caprino e ovino, além de plantações de banana e côco, que servem de pesquisa para alunos de graduação e pós-graduação do Centro de Ciências Agrárias.
No momento, os estudantes William Mochel e Daniel Rodrigues Chaves desenvolvem pesquisas que serão apresentadas em suas respectivas dissertações de mestrado, na área de manejo sustentável de pastagens de capim-canarana no semi-árido e sobre o reflexo do manejo no desempenho dos animais. Também realiza pesquisa no local a mestranda Francisca Edineide Barbosa da Silva, que estuda a redução no consumo de nitrogênio mineral na agricultura familiar, por meio de um consórcio banana x leguminosas, com orientação do Prof. Claudivan  Feitosa de Lacerda.
Entre as áreas da FEVC visitadas pelo Reitor e sua comitiva estão a área conhecida por Fazendinha que, segundo o Prof. Renato Innecco, será transformada em “vitrine dos projetos agrícolas de convivência com o semi-árido”, os quais estão dando bons resultados, sendo financiados pelo Banco do Nordeste do Brasil. Será também o BNB o financiador dos projetos.
Fazenda Experimental PentecosteAcompanharam o Prof. Jesualdo Farias na visita, entre outros, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Profª Clarise Ferreira Gomes; o Diretor do Cetrede, Prof. Francisco de Assis Melo Lima; o Direitor do Centro de Ciências Agrárias, Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula, e a Vice-Diretora, Profª Sônia Maria Pinheiro de Oliveira. Integraram também o grupo os ex-alunos da Universidade Federal do Ceará, Adriano Batista (zootecnista)  e Helano Cruz (agrônomo), fundadores e atuais diretores da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL), que tem sede em Pentecoste e desenvolve algumas de suas ações tendo como base a FEVC.
Adriano e Helano são filhos de agricultores do distrito de Cipó, onde se prepararam para o vestibular da UFC graças ao Programa de Educação em Células Cooperativas (Prece), programa de extensão da Universidade. Ao ingressaram na UFC,  pensaram nos que tinham “ficado no interior”, e, ainda estudantes, deram os primeiros passos rumo à criação da ADEL, que hoje presta assessoria aos que trabalham com agricultura familiar.
SERVIÇO - A fazenda dispõe de um prédio que funciona como sede administrativa, almoxarifado, oficinas, galpão para máquinas e equipamentos, uma escola municipal, centro de treinamento com sala de aula, sala de leitura, 12 alojamentos, sendo seis suítes, salão de lazer, cozinha e refeitório. É dotada, também, de  áreas destinadas ao ensino e à pesquisa: horticultura, bovinocultura, ovinocaprinocultura e fruticultura e conta com uma estufa de flores tropicais. Toda a área da fazenda é beneficiada com energia elétrica. O administrador da FEVC, servidor Walmir Chagas da Silva, informa que há 28 funcionários encarregados da manutenção do equipamento. Eles residem com suas famílias em casas erguidas em diversos pontos da fazenda.
No final da visita, o Reitor Jesualdo Farias e o Diretor do CCA, Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula, receberam sugestões a serem implementadas na fazenda. O Prof. Magno José Duarte Cândido entregou duas dissertações de mestrado, de ex-alunos da UFC, consideradas as melhores do País nos anos de 2005 e 2007.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fones: 85 3366 7330 / 3366 7331)
Fotos: Davi Pinheiro