sexta-feira, 29 de março de 2013

Estudantes da UFC acompanhará atividades da EEEP

Na última quarta-feira, dia 27 de março, a  EEEP Alan Pinho Tabosa recebeu a visita dos bolsistas da Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa (COFAC/UFC) na companhia do Professor Manoel Andrade, co-gestor da escola e responsável pela Divisão de Articulação entre Graduação e Educação Básica (COFC/UFC). A partir de abril os estudantes que integram a comissão de docência do programa irão desenvolver atividades com os estudantes da escola. Nesse primeiro encontro os estudantes da UFC conversaram com os professores e com os estudantes, coordenadores de células, da EEEP. A partir de abril, tanto os professores quanto os universitários irão trabalhar no aprimoramento da metodologia de Aprendizagem Cooperativa em sala de aula e para o desenvolvimento e protagonismo intelectual dos estudantes.




sexta-feira, 15 de março de 2013

SEMANA DA POESIA NA EEEP ALAN PINHO TABOSA


Estudantes e professores no Tapete Literário
Os dias 11, 12, 13 e 14 de março foram dedicados à poesia na EEEP Alan Pinho Tabosa. Durante a semana, a escola criou uma programação diferenciada para a celebração do Dia da Poesia. Aos intervalos foi montado o ambiente chamado  “Tapete Literário”, onde os estudantes poderiam pegar um livro e ler ali mesmo um poema para si ou para os colegas. Houve também rodas de poesia na biblioteca, declamações ao ar livre de poemas de autoria dos próprios estudantes e de autores consagrados como Vinícius de Moraes e Cecília Meireles.


O Poeta Romário Braga ministrando a Oficina de Cordel
Na terça-feira, 12/03, aconteceu a Oficina de Cordel  para os estudantes, ministrada pelo poeta e membro da Secretaria de Cultura do Município de Pentecoste, Romário Braga.
Apresentação do Grupo Verso de Boca
Para encerrar a Semana da Poesia, o grupo de extensão vinculado ao Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará (UFC), Verso de Boca fez lotar o auditório da escola, declamando poemas de grandes mestres da literatura nacional como Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Juvenal Galeno e Manuel Bandeira. O grupo arrancou dos estudantes olhares atentos e curiosos e, em seguida, demorados aplausos. 

Mesa Literária com as poetisas convidadas.
 Após a despedida do grupo Verso de Boca, a festa continuou no pátio da escola. Poetas populares do município de Pentecoste vieram, gentilmente, apresentar alguns de seus poemas. Na ocasião, os estudantes também apresentaram textos autorais, revelando-se grandes talentos.



Organizadores do Evento e os convidados


A soma de tudo foi uma semana proveitosa de homenagens à poesia, essa expressão artística que nos permite ver o mundo por outros olhos.





O Estudante Litelton Firmiano, do curso de Agroindústria 2º ano, declamando um poema.