Em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, a EEEP Alan Pinho Tabosa, no último 14 de março, promoveu o evento PROSEANDO COM A POESIA. Na ocasião estiveram presentes poetas e poetisas de Pentecoste que partilharam suas experiências e apreciaram os trabalhos e as apresentações artísticas dos estudantes.O propósito do evento - coordenado pelo professor de Língua Portuguesa Magno Gomes, professora Vilma Teixeira e a bibliotecária Nicelly Marques - foi incentivar a leitura, divulgar o acervo da biblioteca e valorizar os artistas da Terra. A maioria dos convidados são integrantes da UBT (União Brasileira de Trovadores) de Pentecoste que tem como presidente Cléa Martins Campelo Vieira. Dona Cléa, que é membro da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará – ALMECE, coordenou a mesa de convidados. Contamos ainda com a participação do blogueiro e poeta Zé da Legnas, que recitou poesias de cunho social que vieram somar aos demais estilos (poesia romântica, religiosa e cômica).Estiveram também compondo a mesa, Ivone Forte Feijó (92 anos e professora de D. Cléa), José de Anchieta e Silva (Seu Zuza, escritor e historiador), Enedina Menezes Soares (dramaturga e membro da UBT), Romário Braga (Sócio fundador da UBT e membro da AESTROFE – Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará) e Heloísa Feijó, criança convidada que encantou com seu talento, completando assim o encontro de diferentes gerações de trovadores considerados nosso patrimônio cultural, pois através da prática poética eternizam valores universais e transformam em memória a História do nosso povo.
Os alunos que tiveram participação especial declamando poesias de sua autoria, foram: da turma Acadêmica- Mônica Mota e Levi Matos; da Informática – Andreza Gomes e da Aquicultura – Rômulo Nunes e Renata Menezes. Outros alunos participaram recitando poesias de autores consagrados – Gabriela Dutra, Larissa Andrade (Acadêmico) e Litelton Firmiano (Agroindústria).
Para finalizar, o diretor da EEEP, Elton Luz, consagrou em suas palavras a realização do primeiro evento cultural da escola. Incentivou a participação de cada um dos estudantes que se propuseram a compartilhar as suas poesias, valorizou a receptividade e educação dos demais estudantes para com os convidados e agradeceu a participação dos poetas e poetisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário