sexta-feira, 1 de junho de 2012

EEEP Alan Pinho Tabosa realiza projeto de incentivo à leitura


A biblioteca da EEEP Alan Pinho Tabosa, com apenas 4 meses de funcionamento já contabiliza alguns dados que convém divulgarmos. Vale ressaltar que, só começamos a fazer os empréstimos domiciliares, há 2 meses e poucos dias, depois do tombamento dos livros, que somam 578 exemplares.

Vamos começar pelos empréstimos: até a presente data já somam 388 livros emprestados, sendo 45 para a turma de Informática, 98 para a Acadêmica, 101 para Agroindústria e 141 para a Aquicultura, além de 3 para pessoas da comunidade. Observamos também, que a maioria dos estudantes já tem cadastro na biblioteca, porém ainda falta uma parcela significativa de 50 estudantes que ainda não o fizeram, sendo 18 da turma de Informática. Importante lembrar que esses empréstimos são de obras literárias, os livros didáticos não entram nesta contagem.

E para incentivar ainda mais nossos estudantes a leitura de bons livros estamos desenvolvendo desde o dia 16 de abril, o Projeto Partilha Literária, que contribui também para a divulgação do nosso acervo. Com duração de um mês, a 1ª etapa do projeto funcionou da seguinte forma: todos os dias nos reuníamos na biblioteca no mesmo horário (12h 30 min) e dois ou mais leitores partilhavam para um grupo de aproximadamente 10 a 15 pessoas obras que eles leram ou estavam lendo. Na 2ª etapa do projeto, resolvemos escolher apenas um dia da semana para as partilhas, então todas as quartas-feiras, no intervalo do almoço é hora de partilhar um livro com os colegas.

Os livros do dia são sempre divulgados e já se percebe pelos registros e anotação de reservas que o projeto vem cumprindo seu propósito que é fomentar a leitura. Contamos também com o apoio e a parceria do professor de Língua Portuguesa Magno Gomes, que muito tem incentivado a exploração do acervo e contribuído para dar continuidade no Ensino Médio ao processo de formação de bons leitores, sedentos de conhecimentos e experiências vividas que transmitam valores e sentido para a existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário