quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

HISTÓRIA DE VIDA DE KACY BRUBAKER

Kacy Brubaker
           Kacy Brubaker nasceu em 15 de setembro de 1980 em Indiana (EUA). Seus pais eram professores, e na sua infância a educação sempre foi importante, tanto que ela faltava aula apenas em caso de doença.             Na sua infância, o esporte também era priorizado. Kacy fez ginástica olímpica, porém não foi às olimpíadas. Ela acredita que o esporte lhe ensinou a ter disciplina, respeito e sentimento de autoeficácia. 
Seus pais sempre enfatizaram que a obrigação deles enquanto professores era de ensinar, e a dela, como estudante, era de se dedicar aos estudos, pois só assim conquistaria seus objetivos.
          Graduou-se em pedagogia em 2003, logo após passou a lecionar em uma reserva indígena, ensinando a 4ª série. No período de 2004 a 2007, fez mestrado em teologia e, logo após, passou a trabalhar com algumas famílias em uma Igreja Presbiteriana. No período de 2008 a 2009, fez uma especialização em administração de ONGs. Atualmente cursa mestrado em Psicologia e pretende trabalhar com crianças.
      A primeira vez que veio ao Brasil, ficou em Fortaleza, trabalhando na 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Fortaleza, e ficou impressionada com a simpatia, a solidariedade e a hospitalidade dos brasileiros, principalmente dos cearenses. Essa característica de se importar uns com os outros foi o que lhe fez gostar do Ceará.
            Em outubro de 2008, veio para o Brasil visitar o Rio de Janeiro e, em 2009, no período de junho a julho, passou seis semanas no Ceará conhecendo o Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE) e o Programa de Aprendizagem Cooperativa da UFC e outras instituições. Kacy afirma que este foi um período de muito aprendizado e construção de novas amizades. Mas foi somente em julho de 2010 que passou a trabalhar no PRECE, ministrando aulas de inglês em algumas comunidades como  Ombreira, Cipó, Boa Vista, Muquém, Serrota, Canafístula e Providência. Inicialmente, teve algumas dificuldades porque não dominava o idioma, mas conseguiu superar a partir da convivência com os estudantes.
            Quando estava nos Estados Unidos já conhecia a metodologia da Aprendizagem Cooperativa, mas não tinha ciência do que realmente se tratava essa forma de ensino e aprendizagem, de como se dava andamento e que resultados poderiam ser obtidos.
            Quando chegou ao Brasil, começou a participar de congressos sobre a Aprendizagem Cooperativa. Gostou muito de participar dos congressos que falavam de como resolver conflitos, de como caminhar juntos. Então passou a ajudar a coordenação da EEEP Alan Pinho Tabosa para conhecer mais a metodologia.
            Em 2012, o professor Manoel Andrade lhe convidou para lecionar na EEEP Alan Pinho Tabosa, e ela aceitou. Kacy gosta muito da escola, quando está nos Estados Unidos sente muita falta das pessoas do Brasil, principalmente desta escola, também sente muita falta do ritmo de vida das pessoas daqui.
            Quando está nos Estados Unidos, vê pessoas muito individualistas e competitivas, então pensa nos estudantes da EEEP Alan Pinho Tabosa e percebe que os mesmos têm a possibilidade de, através da metodologia da Aprendizagem Cooperativa, se tornarem pessoas mais gentis e solidárias.  Diz gostar muito da escola e das pessoas que a constituem.
            A filosofia de vida da nossa amiga Kacy está representada em uma tatuagem no seu pulso, que significa: “Eu vejo Deus em você! O Espírito de Deus em mim cumprimenta o Espírito de Deus em você”. Isso pra ela significa tudo, pois Deus existe em todos. 
Willian Araújo / AG 2º
Jornal InterAção

Nenhum comentário:

Postar um comentário