terça-feira, 23 de agosto de 2011

UFC e Seduc parceiras na Escola Profissionalizante de Pentecoste

Foi inaugurada terça-feira (21), pelo Governador Cid Gomes, a Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste, na qual a UFC atuará como cogestora. O Governador e o Vice-Reitor Henry Campos assinaram convênio pelo qual a UFC dará suporte às atividades na escola, para viabilizar implantação da metodologia da aprendizagem cooperativa.

A intermediação entre Escola e UFC será feita por meio da Coordenadoria de Articulação Escola-Universidade, integrada pelos professores Manuel Andrade Neto, Ana Célia Moura e Audísio Dias Filho. O Prof. Manuel Andrade Neto é coordenador do Programa de Educação em Células Cooperativas (Prece) e do Programa Células Estudantis de Aprendizagem Cooperativa, da Pró-Reitoria de Graduação. A Profª Ana Célia Clementino Moura é do Departamento de Letras Vernáculas e Francisco Audísio Dias Filho, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica.

A Secretária de Educação, Isolda Cela, ressaltou as iniciativas de sua Pasta que tem buscado "se ancorar em boas parcerias, como essa com a Universidade Federal do Ceará". Em sua fala, o Secretário da Fazenda Mauro Filho citou que faz parte dos quadros da Universidade, como professor de Economia, e destacou a importância da presença da UFC naquele empreendimento.

O Prefeito Bosco Tabosa também fez referência ao papel importante da UFC na região há algum tempo, e ao citar o Programa de Educação em Células Cooperativas (Prece) e, o nome do Prof. Manuel Andrade Neto, foi muito aplaudido. Afirmando que aquela parceira entre a Escola recém-inaugurada e a Universidade era inédita no País, o Vice-Reitor Henry Campos referiu-se às atividades do Prece que há 15 anos atua no Interior do Ceará proporcionando a estudantes a oportunidade de ingressar no ensino superior.

A Universidade Federal do Ceará é hoje a instituição brasileira com maior experiência em aprendizagem cooperativa, assegura o Prof. Manuel Andrade, ressaltando que o convênio com a Escola é um momento de mostrar o quanto a Instituição tem desenvolvido trabalhos de ensino e extensão na região, através dos projetos gerados pelo Prece. Ele espera que os estudantes da UFC possam fazer estágio em docência, realizar projetos de pesquisa e extensão, bem como cursos a distância do Instituto UFC Virtual, complementa.

O Governador Cid Gomes citou as oportunidades de emprego que estão surgindo no Ceará atrelados aos grandes empreendimentos e instalação de indústrias e enfatizou que de nada adiantaria  mercado de trabalho se não houvesse mão-de-obra qualificada. A EEEP Alan Tabosa é a 75ª inaugurada no Estado, tem capacidade para absorver 560 alunos e em seu primeiro ano funcionará com 160, informou a Secretária Isolda Cela, acrescentando que mais 20 equipamentos semelhantes serão inaugurados ainda este ano.

Fonte: Site da UFC (http://www.ufc.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=11709&Itemid=90)

Data: 21 de Junho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário