terça-feira, 23 de agosto de 2011

EEEP de Pentecoste capacitará jovens para projetos estruturantes do Pecém

O município de Pentecoste, no Vale do Curu, recebeu nesta terça-feira (21) a 75ª Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Alan Pinho Tabosa. A unidade educacional foi inaugurada pelo governador Cid Gomes, que classificou a obra como um importante equipamento na capacitação dos jovens da Região. Segundo ele, o Vale do Curu será uma das regiões do Estado que mais se desenvolverá devido a instalação de projetos estruturantes no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), e por isso a necessidade de ter uma obra como essa para capacitar os jovens da própria região e garantir que eles tenham acesso ao mercado de trabalho. “Até 2007, quando o Ceará não contava com nenhuma escola profissionalizante, existia o receio de trazer a Siderúrgica, a Refinaria e não ter pessoas capacitadas para trabalhar nesses empreendimentos. Agora estamos dando um passo importante no futuro dessa Região e de todos o Estado com as cerca de 140 Escolas como essa que serão construída pelo Governo Estadual”, destacou.

Na EEEP os alunos terão a possibilidade de cursar o Ensino Médio e fazer um curso profissionalizante. Nela serão ofertados os cursos de Informática, Agroindústria, Aquicultura e Comércio.  Na avaliação da secretária estadual da Educação, Izolda Cela, a Escola tem uma situação muito promissora. “O Governo do Estado, através da Seduc, e todos aqueles que vão fazer parte dessa unidade vão se empenhar para que essa seja uma boa Escola, e que ela posso ofertar bons projetos. Progressivamente ela vai ajudar a transformar a face do município”, discursou Izolda.

Na obra, o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), investiu R$ 8,3 milhões. O montante foi destinado na construção do prédio que  tem 4,5 mil metros quadrados e conta com 12 salas de aula. Assim como as outras unidades já inauguradas, a Escola é composta também por Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, Ginásio Poliesportivo e Teatro de Arena. “Ela não deixa nada a desejar em relação as escolas da Capital”, comemorou o diretor Elton Luz.

A professora de Biologia, Ismirina de Almaida, foi uma, das muitas docentes, que agradeceram ao Governador a instalação da Escola em Pentecoste. Segundo ela, os alunos terão a oportunidade de estudar em um colégio de qualidade, com laboratórios para que possam comprovar na prática o que é ensinado diariamente na unidade. “Agradeço como pentecostense, como professora e como mãe a oportunidade que nossos filhos vão ter de estudar em um colégio tão qualificado. Essa é a oportunidade que nós pais não tivemos”, ressaltou. O Prefeito de Pentecoste, João Bosco, também agradeceu a instalação da Escola, e de outras obras que vão beneficiar a população da cidade. “Pentescote nunca viu uma parceria com tantas obras de qualidade como está vendo agora na gestão do Cid Gomes”, analisou.

Convênio
Na ocasião da inauguração, foi assinado um convênio entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), e a Universidade Federal do Ceará (UFC) para que a Universidade seja cogestora da EEEP de Pentecoste. Segundo o convênio, a UFC dará suporte às atividades desenvolvidas na Escola. “O objetivo disso é que possamos ancorar essa Escola em boa parcerias”, explicou Izolda.

Presente na solenidade, o vice-reitor da Universidade, Professor Henri Campus, ressaltou que essa é  “apenas mais uma parceria exitosa, de tantas outras que a UFC tem com Secretaria”, concluiu. A mediação entre a EEEP e a UFC se dará através da Coordenadoria de Articulação Escola-Universidade.

A solenidade contou com a presença do secretário estadual da Fazenda, Mauro Filho; dos deputados federais João Ananias e José Airton, prefeitos e autoridades da Região.


Fonte: Site da Seduc Ceará (http://portal.seduc.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2926:eeep-de-pentecoste-capacitara-jovens-para-projetos-estruturantes-do-pecem&catid=14:lista-de-noticias&Itemid=76)

Data: 21 de Junho de 2011

Um comentário:

  1. Por favor me dêem a informação pois eu gostaria de saber se é somente para alunos que estão entrando no ensino medio ou para alunos que ja terminaram o ensino medio tambem podem fazer cursos tbm ai na escola tecnica?

    ResponderExcluir